Encerramos 2024 com uma conquista especial: publicação de artigo científico no periódico Labor e Engenho!

Temos o prazer de compartilhar que, neste final de ano, um artigo desenvolvido em parceria entre os servidores do DER/DF (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal) e a Universidade de Brasília (UnB) foi publicado no renomado periódico Labor e Engenho, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Esse estudo teve uma contribuição especial do nosso diretor executivo, que participou ativamente na elaboração do artigo. O trabalho foi originalmente iniciado durante o seminário da disciplina de Geologia do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da UnB, ainda em 2020. Embora tenha passado por um período “engavetado”, agora ganha vida com essa importante publicação.

A pesquisa abordou um caso real de engenharia no Distrito Federal: as escavações de taludes para a implantação de uma rodovia. O estudo consolidou aprendizados fundamentais nas áreas de geologia e geotecnia, unindo teoria acadêmica e prática de engenharia, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de soluções mais eficazes no setor.

Nossos sinceros agradecimentos aos servidores do DER/DF que colaboraram, aos colegas de pesquisa da UnB e ao professor Rafael Cerqueira, que com sua orientação e comentários valiosos ajudaram a transformar este estudo em uma contribuição relevante para o setor de infraestrutura.

Importância
Mapa Pedológico
Conclusão

Obras em engenharia rodoviária necessitam de projetos detalhados, que levem em consideração as particularidades
geológico-geotécnicas com uma caracterização quantitativa e qualitativa de todas as condicionantes relacionadas,
objetivando otimizar os processos executivos com eficiência e economicidade

O mapa pedológico deveria constituir um dos primeiros recursos que o engenheiro geotécnico tem disponível para localizar a área e identificar os solos existentes na região da obra, a fim de subsidiar os projetos a serem realizados. Entretanto, na maioria das vezes, é desprezado na geotecnia.

As análises realizadas corroboram para a importância do uso de mapas pedológicos associados a mapas geológicos para
definição dos modelos geológico-geotécnicos, possibilitando elaboração de análises consistentes com as características
dos materiais interceptados pela escavação, que variam de solos residuais jovem e maduro a rochas medianamente
intemperizadas, cujos comportamentos são condicionados pelas formações e, dependendo do material, também da
direção das faces de escavação.

📚 Acesse o artigo completo: Clique aqui para ler

Com essa publicação, reforçamos nosso compromisso em transformar conhecimento em inovação, sempre buscando a excelência nas soluções de engenharia!

ITR Engenharia: criando parcerias que constroem o futuro. 🚀

© 2024 Created with ITR Engenharia